Seu caminho é único
Atualizado: 6 de jan. de 2023
Na caminhada do autoconhecimento, muitas vozes virão a ti. Em um mundo que vem se “terapeutizando”, há muita luz surgindo e muita bagunça também. A quantidade de cursos rápidos e fórmulas mágicas é imensa. Muitas vezes você pode se ver tentado a procurar um caminho mais curto, um método mais eficiente para que os sentimentos emergentes sejam rapidamente banidos. Não vá por aí.
É extremamente difícil entrar em contato com a nossa sombra, com complexos que moram dentro de nós, ideias preconceituosas, retrógradas, padrões.. há uma longa fila disso em todos nós. Fomos assim que fomos criados, nascemos em uma sociedade perversa e estamos buscando a desconstrução, mas ela não vem com tanta facilidade.
O que eu quero dizer, é para que você busque traçar o seu próprio caminho.
O chamado “despertar”, aquele momento que entramos em contato com algo maior dentro de nós, com uma nova realidade, ou apenas, com a noção de que nossa vida não faz sentido, de que estamos vivendo uma mentira, etc. e tal, nos leva a querer viver um outro tipo de vida, nos leva a querer entrar em contato com nossa essência. Com um estado mais feliz de existência. Acima de tudo, mais livre. Acredito que o despertar seja basicamente o momento em que nos damos conta o quanto não somos livres. O quanto estamos presos a padrões, a ideias que não são nossas e vivemos como autômatos para cumpri-las.
Porém, assim que você tentar colocar o pé fora do status quo, você se deparará com novos padrões, alguns com roupagens mais leves e coloridas, mas que também não passam de ideias e modelos do que é uma vida feliz e não necessariamente o seu caminho, a sua vida feliz.
A ideia principal do autoconhecimento é a individuação. É a unicidade de cada caminhada.
Então, será que o caminho de tanta gente agora é tornar-se terapeuta das práticas mais conhecidas hoje em dia? Vestir determinadas roupas? Usar alguns termos?
Fugimos de um padrão, de uma tribo que nos esforçamos para nos aprisionar quando crianças e assim que conseguimos escapar, adentramos em outra. Faz parte também, mas trago isso para que estejamos atentos. Para que você lembre que só você tem a resposta do seu coração, a chave para adentrar a porta mágica da sua jornada.
Já ouvi de terapeuta tântrico que sexo nada tinha a ver com amor, de facilitadora de sagrado feminino que eu não sabia o que era o feminino, porque eu desisti do curso dela no primeiro módulo e só ficando lá eu descobriria. Então, sim, mesmo nessa “linda nova era” vai ter muita bobagem, vai ter muita gente querendo te dizer A verdade, mas a sua verdade é apenas sua e apenas ela te libertará.
Claro que vão surgir pessoas lindas te ajudando nesse processo, que a caminhada não se completa apenas na solitude. Muitos te guiarão, te apoiarão, trarão auxílio e conforto e isso é fundamental, pois somos gregários, precisamos uns dos outros. Mas sempre tenha o seu crivo da razão, como dizia um professor de kaballah.
Nunca deixe de usar o seu próprio discernimento e ouvir o seu coração, mesmo que pareça a ideia mais incrível do mundo, ouça o seu coração e tenha certeza que aquilo faz parte da sua caminhada. :)
Kommentare